Alunos da rede municipal de ensino passam o dia no Horto com atividades ambientais

Compartilhar:

Estudantes da rede de educação básica municipal de Teresópolis participaram da primeira edição do projeto ‘Vivência de Educação Ambiental no Horto Municipal’ na manhã desta quarta-feira (20). As atividades são realizadas através de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Sesc Teresópolis.

Os alunos das escolas Professor Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani, e CIEP Sebastião Mello, no Barroso, participaram de várias atividades com foco na conscientização ambiental durante todo o dia.

“O projeto visa proporcionar para as crianças da educação básica essa vivência em espaço extracurricular, aproveitando esse potencial educativo pedagógico do Horto Municipal”, explicou a coordenadora da equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Mariana Mussolini.

O Sesc Teresópolis, através da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, disponibiliza duas equipes para coordenar as atividades. Uma conta com biólogos e educadores ambientais que exploram com os alunos a biodiversidade da região. Os estudantes também têm acesso a uma coleção de sementes e podem observar aves, insetos e plantas. Após estas atividades, as crianças são levadas até a equipe responsável pela orientação de saúde bucal, onde são mostradas as formas de se escovar os dentes e manter a higiene pessoal em dia.

O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é realizar este projeto mensalmente. Nos próximos eventos mais escolas irão participar das atividades. “Esta é a primeira atividade do ano e a gente espera que essa parceria permaneça. O Sesc está à disposição, nós temos um trabalho dinâmico com várias atividades e a ideia é ampliar as nossas ações com mais escolas e outros grupos organizados”, comentou Helena Oliveira, ligada à área de meio ambiente do Sesc Teresópolis.

Texto: Raphael Branco
Fotos: Jorge Maravilha