‘Adote Terê’: três abrigos de ônibus revitalizados por meio de adoção

Você está visualizando atualmente ‘Adote Terê’: três abrigos de ônibus revitalizados por meio de adoção

O 9º termo de adoção do projeto do ‘Adote Terê’, eixo do Programa Terê Tão Bela, foi assinado nesta terça (5), pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário de Planejamento e Projetos Especais, Fábio Cardoso e o empresário Rafael Brasinha, proprietário da Noiiz Decar. A assinatura aconteceu na Rua Cecília Meirelles, esquina com Rua Bahia, em Santa Cecília.

Em breve, terá início a revitalização, com posterior compromisso de manutenção, de três abrigos de ônibus, localizados na Praça da Feirarte – Avenida Oliveira Botelho, sentidos Centro e Rio de Janeiro – Alto; Rua Cecília Meirelles, esquina com Rua Bahia – Bairro Santa Cecília; e, abrigo de taxistas, à Avenida Delfim Moreira, esquina com Rua Manoel Lebrão – Várzea.

Pelo projeto da Prefeitura, a proposta é transformar o espaço em locais mais humanos e acolhedores para quem usa o transporte público, deixando o momento de espera por ônibus mais agradável. Além de novo projeto arquitetônico, seguindo o estilo inglês, os abrigos de ônibus terão mais iluminação e conforto. Os espaços incluirão, também, calçadas acessíveis, tomada para carregamento de celulares, o que é uma demanda da população.

“Estamos aqui firmando o compromisso para construir um novo abrigo de ônibus, moderno, bonito, com iluminação, com tomada para carregar o celular, que vai aqui trazer um carinho enorme para comunidade. Esse é um segundo modelo que estamos desenvolvendo para calçadas um pouco mais curtas, podendo aproveitar o espaço. Esse aqui é um abraço nosso, do Executivo e o Legislativo para a Comunidade Santa Cecília”, comentou o Prefeito Vinicius Claussen. “Agradeço ao empresário e grande amigo, Rafael Brasinha, por compreender a proposta de revitaliza&cc edil;ão dos espaços públicos do ‘Adote Terê’ e aderir a esse projeto que incentiva o sentimento de pertencimento das pessoas à cidade”, completou.

“O benefício, hoje, de trazer um ponto de ônibus, principalmente para comunidade, é você trazer (o benefício) de dentro da mesma para fora. Ou seja, não fazer simplesmente onde o turismo está, mas sim para a população de Teresópolis. Quando conseguimos isso, trazemos a população junto para melhorias na cidade. Desta forma, vai começar a gerar emprego, fomentando a economia, promovendo outros tipos de negócios dentro de um só”, destacou Rafael Brasinha, empresário de Teresópolis, proprietário da N oiiz Decor.

Além do Prefeito, o evento contou com a presença dos secretários Fábio Cardoso (Planejamento e Projetos Especiais), Ricardo Barros (Obras Públicas); da subsecretária Ana Braga (Projetos Especiais) e dos Vereadores Amós Laurindo e Teco Despachante.

Os projetos de melhoria e manutenção dos jardins e espaços públicos são elaborados pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. Os adotantes recebem orientação técnica de equipe paisagistas da Prefeitura, que acompanha e fiscaliza os trabalhos de revitalização paisagística.

PROGRAMA TERE TÃO BELA

As intervenções urbanísticas planejadas pelo ‘Terê Tão Bela’ estão distribuídas em seis eixos e seguem projetos elaborados pela Prefeitura para resgatar a memória, a identidade e o sentimento de pertencimento por meio da valorização do patrimônio urbano. A meta é oferecer mais beleza, segurança, acessibilidade, conforto e qualidade de vida para moradores e visitantes de Teresópolis, mobilizando os cidadãos para que participem das atividades.

Todas as ações podem ser consultadas na página: www.teresopolis.rj.gov.br/teretaobela.

Adote Terê – Criado para sanar, em curto prazo, a necessidade de serviços especializados para atender as demandas de manutenção e melhorias de áreas públicas como praças, jardins e canteiros, considerando calçadas acessíveis paisagismo, mobiliário urbano, instalação de lixeiras, sinalização urbana, iluminação e jardinagem. O projeto pretende atrair empresas e cidadãos para participar do processo de gestão ambiental do município, a fim de suprir com mais celeridade tais demandas. O Adote Terê é regido pela lei municipal que autoriza a iniciativa privada a se responsabilizar pela manutenção de espaços públicos, e não implica em nenhuma contrapartida para o município em relação aos adotantes voluntários.

Fotos: Bruno Nepomuceno