Ações sociais, de saúde e de conscientização marcam mais uma semana no Mês da Mulher

Compartilhar:

Com o objetivo de marcar o Mês da Mulher, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as secretarias dos Direitos da Mulher, de Educação e de Saúde, entidades e unidades de ensino, promovem ações até 29 de março, em vários pontos da cidade e do interior.

Esta semana, além do 1º Encontro da Rede de Atenção à Mulher de Teresópolis nesta terça (12), no SESC, também aconteceu na quarta (13), palestra sobre ‘Violência sexual contra crianças e adolescentes’, no auditório da Associação Comercial de Teresópolis.

Na quinta-feira (14), teve roda de conversa no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Meudon abordando ‘Negligência e Maus Tratos às Idosas: diga não a essa violação!’. Já o CRAS Alto realizou o evento ‘Manhã da beleza’, com cortes de cabelo, cuidados com a pele e sorteios de brindes.

Nesta sexta-feira (15), equipes do CRAS Barroso e do Posto de Saúde da Família (PSF) de Araras se uniram numa ação social e de saúde na praça do bairro Santa Cecília na atividade ‘Ocupe a praça, mulher!’. Aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações sobre violência física e psicológica e aula de zumba movimentaram o espaço público.

“Demos informações sobre Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, esclarecendo a população sobre a importância de manter o cadastro atualizado. Qualquer dúvida, é só procurar o CRAS Barroso”, orientou Jaqueline Vilarino, coordenadora do CRAS.

“Também orientamos sobre a violência que as mulheres sofrem e, muitas vezes, ficam caladas, e nos colocamos à disposição para o que elas precisarem. Informamos sobre doenças sexualmente transmissíveis e que, no posto, podem ser feitos testes rápidos de sífilis, hepatite B e C e HIV”, completou a enfermeira Mariana Farias, do PSF de Araras.

As moradoras compareceram para se beneficiar dos serviços gratuitos. “Quando o pessoal do PSF de Araras vem ao nosso bairro todo mundo quer ser atendido”, disse a moradora Ivani Pimentel. “É bom pra manter nossa saúde em dia”, acrescentou Nilceia Santos.

O presidente da Associação de Moradores de Santa Cecília, Valdeci Nascimento, acompanhou as atividades. “Muito bom essa ação acontecer no nosso bairro, porque muita gente tem pressão alta e diabetes e nem sabe que têm essas doenças. Com esse atendimento, elas podem ser encaminhadas para tratamento”, concluiu.

Confira a programação:

DATA HORÁRIO LOCAL TEMA
18/03/19 10h CRAS Fischer Ação de beleza e roda de conversa: Recuperando a autoestima.
18/03/19 10h Colégio Euclydes da Cunha. Trabalhando a impulsividade na vida sexual do adolescente.
20/03/19 10h CRAS São Pedro Sempre Mulher / Conversa de comadre
20/03/19 16h ÁS 17h Arbor Brasil Porque temos tão poucas lideres?  As mulheres podem melhorar o mundo!
20/03/19 14h CREAS Sexualidade na terceira idade
21/03/19 14h  Escola Sizenando Adolfo Tayt-Sohn – 3º distrito de Teresópolis. A força das Mulheres que criam seus filhos sozinhos.
22/03/19 10h Colégio Estadual Presidente Bernardes Juventude e pertencimento: o lugar do jovem na atualidade
26/03/19 14h CRAS Alto Um olhar especial (BULLYNG) sofrimento silencioso.
27/03/19 9h30 Associação de Moradores do Vale da Revolta. O papel da mulher diante do alcoolismo.
27/03/19 10h CRAS São Pedro O eu mulher/ Autoestima – Confecção de mandalas.
27/03/19 14h CREAS Igualdade de gênero.
28/03/19 15h CRAS São Pedro Homenagem mulher de verdade (Garis e Outras)
Ela tem sua força, ela tem sensibilidade, ela é guerreira, é deusa, ela é mulher de verdade.
29/03/19 14h CRIAAD –Teresópolis Empoderamento feminino e sentimento de pertencimento da mulher.
29/03/19 19h Unifeso Representatividade feminina e magistratura: histórias que transformam a Justiça