Ações de saúde para mulheres movimentam PSFs da Fonte Santa e da Granja Guarani

Compartilhar:

Atividades de prevenção e promoção da saúde feminina realizadas esta semana nos PSFs da Fonte Santa e da Granja Guarani encerraram o calendário de ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Realização e solicitação de exame preventivo ginecológico, medição de pressão arterial, glicemia capilar, cuidados de beleza e sorteio de brindes fizeram parte da programação 

Na Granja Guarani, foram promovidas palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e de ovário. Na Fonte Santa, aconteceram conferências relativas a planejamento familiar, direitos da mulher, empoderamento feminino e violência doméstica. 

“O objetivo é prevenir várias doenças que atingem as mulheres na menopausa e também o câncer de colo de útero. Temos que estar sempre orientando para evitar que o pior aconteça, pois existem problemas que não apresentam sintomas no começo”, disse a enfermeira Alexandra Beatriz Pires, do PSF da Granja Guarani. 

As pacientes aprovaram o dia especial de atendimento. “Eu acho excelente, porque muitas mulheres não se preocupam com a saúde. É sempre bom se prevenir”, disse Mariana da Silva André, da Granja Guarani. “Muito legal pra gente saber se tem algum problema no útero, nas mamas. Sempre somos bem atendidas no posto”, acrescentou Andressa Murta dos Santos, do mesmo bairro. “É importante a mulher ter esse amparo na saúde e cuidar do corpo, da mente e da alma”, concluiu Adriane de Mattos, moradora do Alto.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT e Divulgação

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”486″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”999″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”pid” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]