Ações da Prefeitura de Teresópolis na Ilha do Caxangá

Compartilhar:

Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Saúde prestam atendimento aos moradores

O Prefeito Vinicius Claussen esteve nesta manhã de sexta, 21, na Ilha do Caxangá acompanhando as ações da Defesa Civil e das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social para acolhimento e contingência pós-chuvas:

Defesa Civil: vistoria das estruturas das residências e encaminhamento de pedidos de kit dormitório (cobertores e colchonetes) para a Defesa Civil Estadual.

Saúde: Vacinação contra Sarampo, Hepatite e Tétano, orientação sobre prevenção de doenças e reposição de receitas e medicamentos perdidos.

Desenvolvimento Social: cadastro de moradores para inclusão em programas sociais e para avaliação de disponibilização de aluguel social. Entrega de cestas básicas e água potável.

Serviços Públicos: limpeza geral e retirada de mobília perdida.

Atendimento social e de saúde

A forte chuva que atingiu a região entre 18h30 e 21h desta quinta-feira, 20/02, causou alagamentos de vias públicas em vários bairros, devido ao expressivo volume de água. Entre os bairros com ruas alagadas estão Alto, Várzea, Ermitage, Granja Guarani e Santa Cecília.

O expressivo volume de chuva ocasionou o transbordamento do Rio Paquequer no Bom Retiro e na Ilha do Caxangá. Isso aconteceu por conta do temporal ocorrido em áreas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde se localiza a nascente do Rio Paquequer.

Foram registradas quatro ocorrências na Defesa Civil, sendo o alagamento na Ilha do Caxangá a de maior proporção. As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da Quinta Lebrão e do Vale da Revolta foram acionadas para que os moradores ficassem atentos. Não foi necessário o encaminhamento para pontos de apoios. Os maiores volumes de chuva registrados foram de 58.6mm/hora no bairro Quinta Lebrão e de 30.6mm/h na Coreia.

Imediatamente após a diminuição da chuva, equipes da Prefeitura foram para as ruas para as primeiras ações pós-chuva. Enquanto funcionários da Secretaria de Serviços Públicos removiam lama e lixo e lavavam vias públicas, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social se dirigiram à Ilha do Caxangá, no bairro do Alto, para acolhimento das famílias que tiveram as casas invadidas pela água do Rio Paquequer.

Duas famílias desalojadas na Ilha do Caxangá receberam laudo técnico da Defesa Civil e foram cadastradas para receber aluguel social. Não há desabrigados devido à chuva.

Equipes da Defesa Civil, das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e de Serviços Públicos permanecem na Ilha do Caxangá atendendo as famílias atingidas.

Devido à previsão de chuva moderada e aos volumes acumulados, no momento, a Defesa Civil encontra-se em estágio de atenção.

Fotos: Sidney Pontes