Ação social e de saúde da ‘Operação Prefeitura Presente’ movimenta o Rosário

Compartilhar:

A manhã deste sábado (13) foi de serviços gratuitos em várias áreas. Uma ação social e de saúde, reunindo equipes de várias secretarias municipais, ofereceu diversos atendimentos aos moradores do Rosário, Perpétuo e Pimentel, dando continuidade à ‘Operação Prefeitura Presente’.

Na última quarta (10), o Prefeito Vinicius Claussen e secretários estiveram na Capela Nossa Senhora do Rosário, ouvindo as demandas dos moradores dos três bairros. Já no dia seguinte, teve início o atendimento das principais solicitações, principalmente as ligadas à manutenção da iluminação pública e à realização de operação tapa-buracos nas ruas e servidões.

“Fiz uma série de pedidos ao prefeito na quarta-feira e as demandas já estão sendo cumpridas. Entre elas, tapa-buracos e limpeza de bueiros nas ruas e servidões e do rio que passa pelo Rosário. Precisamos dessa atenção”, relatou o líder comunitário Valdecir Paim Alves, que é voluntário do Núcleo de Defesa Civil Comunitária.

Vacinação e testes rápidos

Equipes do posto de saúde da família do Rosário e do Pimentel, auxiliados por estudantes de medicina e de enfermagem do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e do curso Centena vacinaram as pessoas do público alvo contra gripe e febre amarela. Também foram feitos testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C, com resultados liberados na hora. Verificação de pressão arterial e testes de glicemia capilar, com encaminhamento de pacientes para o posto de saúde da região, foram outros serviços oferecidos.

“Muito bom, porque tem gente que não pode ir até o posto de saúde”, comentou a aposentada Maria de Paula Quinteiro, 74 anos, que aproveitou para se vacinar contra gripe. “Faço acompanhamento no posto de saúde, mas ser atendida perto de casa é muito melhor”, disse Maria Perpétua Ribeiro.

A protetora da causa animal Jorgina Baptista também aproveitou os serviços oferecidos. “É fundamental esse trabalho nos bairros, porque aproxima as pessoas do poder público e não deixa as comunidades abandonadas”, opinou.

“Estar na comunidade em um dia de sábado é importante, principalmente para atender as pessoas que trabalham e não têm como ir a uma unidade de saúde durante a semana. Inclusive, o Prefeito Vinicius Claussen estuda, com a secretaria de saúde, horários alternativos de atendimento à população, para ampliar a cobertura de serviços”, explicou o secretário da pasta, Antonio Henrique Vasconcellos, que acompanhou a ação social e de saúde no Rosário.

Mutirão de serviços

Agentes de Defesa Civil abriram solicitações de vistorias técnicas e verificaram situações de risco de moradias. Pessoal da Secretaria de Trabalho agendou atendimento para requerimento de carteira de trabalho e seguro-desemprego e para pesquisa de vagas de emprego no Sine. Reivindicações ou reclamações foram registradas pela Ouvidoria Geral, para direcionamento às secretarias responsáveis por dar as soluções. Equipe da Secretaria de Educação e de Esportes esclareceu dúvidas e ofertou brincadeiras e jogos educativos para as crianças.

No estande da Secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe inscreveu moradores no Cadastro Único de programas sociais – como Bolsa Família, prestou esclarecimentos sobre aluguel social e fez encaminhamentos para as instituições e órgãos que compõem a rede socioassistencial no município.

Na sexta-feira (12), o trabalho social foi realizado no Pimentel pela equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) São Pedro. “Fizemos 66 atendimentos, com cadastro em programas sociais, atualizações cadastrais, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Também tivemos orientações de primeiros socorros com bombeiros civis da Seprevi, de segurança contra incêndio”, relatou Oldaléa Mello, coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro de São Pedro, acrescentando que sua equipe está percorrendo os bairros da área de atuação do CRAS levando esses serviços aos moradores.

Fotos: Jorge Maravilha