Ação de Saúde atende população da Granja Florestal e região

Compartilhar:

No último sábado (3), moradores da Granja Florestal, Salaco, Salaquinho e Cascata do Imbuí foram beneficiados com uma ação de saúde realizada pelo Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), em parceria com a Secretaria de Saúde. O mutirão de atendimentos envolveu cerca de 50 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes da área, e aconteceu no pátio da igreja católica do bairro Granja Florestal.

Aferição de pressão arterial, teste de glicose, vacina contra tétano e hepatite B, esclarecimentos sobre dengue e zicavírus, apresentação de técnicas de escovação dentária, dicas de fisioterapia e ainda atendimento a animais domésticos foram oferecidos à população.

Segundo a coordenadora da ação pelo Unifeso, enfermeira Renata Mendes, a ideia é ampliar o atendimento e alcançar o maior número de pessoas possível no final de semana. “Muitos trabalhadores não têm tempo de ir ao posto de saúde durante a semana, por isso resolvemos fazer essas ações aos sábados para atender essas pessoas”, relatou.

Durante toda a manhã, moradores puderam sanar dúvidas e resolver pequenos problemas relacionados à saúde. “Trouxe toda a família. Estou aproveitando tudo. Colocando em dia as vacinas dos meus filhos e a minha, fiz teste de glicemia e capacidade pulmonar. Sábado é um dia mais livre, então não podia perder”, declarou Rosângela Novaes, que levou os três filhos para o atendimento.

Diabética, Sonia de Paula, também não perdeu a oportunidade. “Há tempos precisava cadastrar meu cartão do SUS e não conseguia ir ao posto, mas hoje fiz várias coisas em um único dia. Muito bom”, comentou a aposentada. Dona Maria de Fátima também usufruiu dos benefícios de saúde oferecidos na ação. “Já tomei as vacinas e agora vou fazer o cartão do SUS. Moro lá no alto do Salaquinho, longe de tudo, por isso hoje estou aproveitando para me cuidar”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, a parceria entre Prefeitura e Unifeso tem sido uma grande estratégia de trabalho. “Nossa intenção é alcançar o maior número de bairros e pessoas. Em conjunto podemos mais e nada melhor do que agregar serviço e escola. É uma via de mão dupla onde todos ganham, o município, a instituição e principalmente a população”, afirmou.

O projeto já aconteceu no bairro São Pedro e também no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. No próximo sábado, 10, a ação de saúde acontecerá na Praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, e terá a participação das equipes dos PSFs da Beira Linha, Granja Guarani e Araras, atendendo também toda a região do Alto.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha