Aberta no fim de semana, Temporada de Montanhismo segue até setembro

Está aberta oficialmente a Temporada de Montanhismo 2018 em Teresópolis. O pontapé inicial para a época de explorar os picos mais altos da cidade foi dado no último final de semana, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O evento contou com uma ampla programação voltada para os amantes do montanhismo.

Para quem quis se aventurar pelas matas do Parque Nacional, aconteceu uma disputa no Desafio 360. Com circuito de 8km para corrida e 5km de caminhada, o Desafio explorou diversas trilhas da unidade de conservação.

A segunda edição da prova contou com mais de 100 participantes. “É um evento totalmente focado para iniciantes, justamente para que as pessoas comecem a pegar o gostinho do que é uma atividade ao ar livre, praticar atividades e sair do sedentarismo”, explicou Marcelo Guarilha, organizador do Desafio.

Os atletas aprovaram. “Isso é viver a vida de forma mais saudável”, disse Bernardo Honório, 1º lugar na categoria masculino adulto. “Que mais pessoas venham participar da prova, que é um dos eventos mais importantes de Teresópolis”, opinou Fábio Mattos, 2º lugar. “O esporte é bom pra saúde, pra tudo. Quero participar sempre do esporte”, emendou Marcos Paim, 3º lugar no Desafio.

A alta temporada de montanhismo vai de maio a setembro, período em que as condições climáticas são ideais para caminhadas e escaladas. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de se aventurar por trilhas e montanhas, como orienta o tenente Fábio Pimentel, do 16º Grupamento de Bombeiro Militar de Teresópolis.

“É o tipo de lazer que exige cuidado e certa cautela. É fundamental que a pessoa que se desloca da sua casa para uma trilha ou montanha, que ela avise a sua família. Segundo, que ela avise a portaria do parque que gerencia aquela trilha. Outra coisa que também recomendamos é que essa pessoa esteja vinculada a um centro excursionista, ou um grupo que tenha uma estrutura mínima, para que ela possa ir com mais duas ou três pessoas”, orientou.

Fotos: Jorge Maravilha/AscomPMT