A Feira do Livro virou uma festa!

A partir desta sexta, dia 12, além da venda de livros na 1ª Feira do Livro da ABL em Teresópolis, começa a programação artística, também na Calçada da Fama, com shows musicais, teatro e contação de histórias

Depois de sexta-feira, 12 de janeiro, nem só de livros baratos viverão os frequentadores e “passantes” na Calçada da Fama — o coração do Centro de Teresópolis. Além da 1ª Feira do Livro, que começou na manhã de segunda-feira, 08 de janeiro, com previsão de ir até o dia 30, a música, o teatro e a contação de histórias infantis vão conviver com os amantes da leitura (ver programação no detalhe). A 1ª Feira do Livro de Teresópolis é uma iniciativa da Associação Brasileira do Livro (ABL), com apoio da Prefeitura, através de sua Secretaria de Cultura.

A Feira do Livro, como é chamado o evento criado em meados dos anos 50 do século passado, no Rio de Janeiro, tem a participação de algumas livrarias que tradicionalmente participam da feira original na Cinelândia, Rio de Janeiro — criada em meados dos anos 50.

A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia. Alguns livreiros (inicialmente seis — curiosamente o mesmo número dos que abriram a feira em Teresópolis, no dia 08), admirando a iniciativa, resolveram aproveitar a ideia. Tempos depois, fizeram uma mostra semelhante em condições precárias. Mas, a exposição acabou se transformando num sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a 1ª Feira do Livro, com 42 barracas — lá mesmo na Cinelândia. A iniciativa foi novamente bem-sucedida e, mais tarde, oficializada pelo então Prefeito Negrão de Lima. Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL, para desenvolver um trabalho que até hoje continua a despertar interesse da população.

Programação cultural e artística para todos os gostos

Já um sucesso de público, a 1ª Feira do Livro tem o reforço, agora, de várias atrações culturais e artísticas. A seguir, a programação, que vai até o dia 27 — quatro dias antes do encerramento da feira:

12 de janeiro (sexta)

14h: Intervenção artística, com Adriano Ramires e Guilherme Duarte.
16h: Contação de História, com o Grupo Pirueta.
18h: Música, com Aloísio Bruno e Leandro Lopes.

13 de janeiro (sábado)

15h: Teatro infantil, com o Grupo Pirueta.
18h: Música, com Bruno Fonseca.

19 de janeiro (sexta)

14h: Intervenção artística, com Adriano Ramires e Guilherme Duarte.
16h: Contação de História, com o Grupo Pirueta.
18h: Música, com Fernanda de Paula e Mariana Pereira.

20 de janeiro (sábado)

15h: Dança, com Dias de Dança.
18h: Música, com Yvan Castilho.

26 de janeiro (sexta)

14h: Dança, com Dias de Dança.
16h: Contação de História, com o Grupo Pirueta.
18h: Música, com Geremias Cruz e Oziel Silva.

27 de janeiro (domingo)

15h: Teatro infantil com o grupo Hocus Pocus.
18h: Música, com Luiz Claudio Peixoto.

Texto: Ney Reis /Sec. Cultura
Fotos: Sec. Cultura / PMT e Divulgação