Foto: Vinicius Dias

Aprenda mais Sobre a Geologia de Teresópolis

As superfícies de erosão encontradas no estado do Rio de Janeiro, ainda que muito fragmentadas pela tectônica mesoceânica, são impressionantes, resultantes do soerguimento das Serras do Mar e da Mantiqueira e da abertura do sistema de Riftes do Sudeste. A região da Serra dos Órgãos apresenta uma complexidade geológica marcada pela presença de maciços graníticos e gnáissicos provenientes da Faixa de Dobramentos do Ribeira. Estruturalmente, essa região apresenta grande complexidade e possui extensas áreas falhadas. A interação dessas falhas junto aos processos erosivos resultou em uma definição nítida dos limites da Serra do Mar, marcada por uma frente dissecada de bloco falhado.

O território do município de Teresópolis pertence ao sistema orográfico da Serra do Mar, possuindo maior parte de sua área situada na unidade morfoestrutural da Serra dos Órgãos, seguida pela unidade geológica da Suíte Cordeiro e, em uma porção menor, outras duas unidades geológicas, a Unidade Rio Negro e o Granito Teresópolis e Frades. O mapa abaixo, adaptado do CPRM, representa as principais características geológicas de Teresópolis:

Essa diversidade geológica torna Teresópolis um território singular, rico em diversidade geológica e dono de paisagens espetaculares.  A sede da Pedra da Tartaruga é um dos principais pontos de interesse do Parque Natural Municipal das Montanhas de Teresópolis e está localizada em duas unidades geológicas, a unidade Granito Teresópolis e a unidade Serra dos Órgãos.

O resultado da história geológica e da combinação das unidades morfoestruturais do município de Teresópolis, resultou na formação de topos de morros com rochas expostas, uma vez que determinados elementos graníticos foram mais resistentes aos processos de intemperismo físico e químico. Essa particularidade pode ser observada na Pedra da Tartaruga, no Dedo de Deus, que se destaca na paisagem da Serra do Mar, e nos Três Picos.

Aprofunde-se na Geologia de Teresópolis

O maciço da Pedra da Tartaruga é uma rocha de cor cinza, classificada como Biotita Granito. Ela faz parte da unidade geologica conhecida como Granito Teresópolis. A biotita granito é composto por micoclima plagioclasio, quartzo e biotita.

Trecho adaptado do Trabalho de Graduação “Pedra da Tartaruga: Uma Análise do Potencial Geoturístico em Teresópolis, RJ.”
Elaboração: Julia Sales Carneiro
Orientador: Prof. Dr. Rubem Porto Junior

Deseja ver essa pesquisa na integra?

Mapa da Geologia de Teresópolis