Foto: Vitor Cunha

Descubra a Fauna das Montanhas de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, foi criado em 6 de julho de 2009 e atualmente protege 5.335 hectares de Mata Atlântica. Entre as árvores centenárias, nascentes de águas cristalinas e montanhas pouco exploradas, é possível avistar uma diversidade impressionante de animais. Desde os majestosos gaviões que pairam nos céus até as coloridas borboletas que dançam entre as flores, cada canto do parque pulsa com vida.

Conheça a Biodiversidade do PNMMT

A Mata Atlântica, uma das florestas mais biodiversas do mundo, estende-se ao longo da costa do Brasil, abrigando uma grande variedade de espécies vegetais e animais, muitas das quais são endêmicas. Considerada como um hotspot da biodiversidade, o bioma é uma das florestas tropicais com maior diversidade de espécies e também uma das mais ameaçadas do mundo. Apesar de sua importância, a Mata Atlântica enfrenta sérias ameaças devido à exploração humana, por exemplo: desmatamento, fragmentação e degradação dos ecossistemas.

Nesse contexto, os municípios desempenham um papel crucial na preservação desse bioma, especialmente no que diz respeito à fauna. A criação de unidades de conservação municipais é uma estratégia eficaz para proteger os habitats naturais e promover a coexistência harmoniosa entre as comunidades humanas e os animais silvestres. Ao estabelecer áreas protegidas dentro de seus territórios, os municípios podem contribuir significativamente para a conservação de espécies ameaçadas, garantindo a preservação de importantes corredores ecológicos e promovendo a conectividade entre os fragmentos florestais.

Os mamíferos também marcam presença na unidade, com o saguis-da-serra (Callithrix aurita), tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), e se você der sorte, pode acabar encontrando o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), ou o belíssimo gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) cruzando os caminhos tranquilos do parque, além disso, a majestosa sussuarana (Puma concolor) habita as florestas protegida pela unidade de conservação. E nas águas serenas dos lagos e córregos, anfíbios e répteis como a rã-de-corredeira (Hylodes phyllodes) e o cágado pescoço-de-cobra (Hidromedusa tectifera) encontram um habitat propício para prosperar.

Além disso, O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é um paraíso para os observadores de aves, com uma riqueza de espécies que enchem o ar com diferentes cores e cantos. Aves como tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), saudade (Lipaugus ater), araponga (Procnias nudicollis), tangará (Chiroxiphia caudata), e uma infinidade de outras aves fazem deste lugar um destino imperdível para os amantes da ornitologia.

Com sua diversidade de fauna exuberante, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é muito mais do que uma unidade de conservação, é um convite para conectar-se com a beleza e o mistério da natureza, lembrando-nos da importância de preservar e proteger esses preciosos ecossistemas para as gerações futuras.

Armadilhas Fotográficas