7º Encontro Estadual de Comitês de Bacias será encerrado com o documento ‘Carta de Teresópolis’

Compartilhar:

Realizado em Teresópolis desde segunda-feira (10), com o tema ‘Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos’, o 7º ECOB – Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro – será encerrado nesta quarta-feira (12). Haverá debate no campus Teresópolis da Universidade Estácio de Sá sobre o assunto ‘Qual rio o seu comitê quer ter e quais ações estão realizando para alcançar’. 

A abertura oficial do evento aconteceu no teatro do SESC Teresópolis, reunindo autoridades e convidados. Contou com apresentação cultural de alunos e professores da Escola Municipal de Música – Polo Teresópolis da Escola de Música Villa-Lobos.

Para o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Flavio Castro, o evento acontece em um momento interessante, em que o município debate a questão de saneamento básico. “E isso interfere diretamente no rio que nós queremos. O município vai completar 128 anos e não tem um metro linear de tratamento de esgoto. O Prefeito Vinicius Claussen assumiu o compromisso de contratar uma empresa para operar na cidade, com contrato definido e metas para que, nos próximos 5 anos, o município tenha várias estações de tratamento de esgoto e uma melhor distribuição de água tratada para a população”, pontuou Flavio Castro.

Subsecretária Estadual de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Renata Blei acompanhou a abertura oficial do 7º ECOB, no SESC Teresópolis. Ela assinalou o trabalho conjunto realizado entre Governo do Estado e Comitês de Bacia na gestão dos recursos hídricos. “Por lei, nossa gestão é descentralizada e participativa. E a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade tem um papel importante na formulação das políticas de recursos hídricos e no planejamento estratégico de recursos hídricos do Estado. Nossa atuação é muito próxima dos Comitês de Bacia, que são o coração da gestão participativa”.

No encerramento do 7º ECOB, haverá uma assembléia do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), com a elaboração de um documento oficial. “Será redigida a Carta de Teresópolis, resumindo os debates, o que trouxemos de base técnica para pensarmos os rios que queremos e os diagnósticos dos rios que temos. Ao mesmo tempo, serão propostas iniciativas para que os 9 comitês de bacias do estado possam se nortear pelos desafios postos no ECOB e que serão apresentados no Encontro de 2019”, relatou José Arimatea Oliveira, coordenador do FFCBH.

Programação

Durante três dias, cerca de 300 participantes, representando os nove comitês de bacias fluminenses, acompanharam mesas de debates com especialistas no tema, fizeram minicursos e assistiram a apresentação de trabalhos técnicos. 

Também foram realizadas visitas técnicas a áreas ambientais de Teresópolis e a empresas que praticam ações sustentáveis. Os participantes foram acompanhados pelo subsecretário municipal de Turismo, Henrique Silva, que é guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo. 

Fotos: Jorge Maravilha e Divulgação