COMUNICADO À POPULAÇÃO: PODA DE ÁRVORE

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica ao público que a árvore tombada como Patrimônio Ambiental do Município de Teresópolis (Decreto Municipal nº 4.401 de 2013), localizada na Praça da Igreja Matriz – Santa Teresa, comumente chamada de Figueira ou Laureal da Índia (Ficus micro L. F.), a qual possui mais de 110 anos de vida, será suprimida já que o vegetal já se encontra seco.

De acordo com laudo de autorização de supressão de vegetação da Secretaria de Meio Ambiente nº 310/2020, são observados vários ramos e galhos secos se desprendendo do vegetal e, alguns, já ofereceram riscos às pessoas que circulam na praça e entorno e aos patrimônios. O canteiro onde a árvore está localizada já se encontra interditado desde a manhã desta sexta-feira (6).

Por sua representatividade junto aos moradores, um ato simbólico de despedida da figueira centenária será promovido na praça, neste sábado (7), às 16h. Em seu lugar será plantada uma espécie de árvore nativa.

Uma árvore desta espécie, geralmente, vive por cerca de 150 anos em condições naturais, ou seja, na floresta. Nas condições em que se encontra, com raízes restritas ao espaço limitado pelo arruamento e tubulações, além da copa com porte grande e esparsa, não se apresenta em condições saudáveis para um vegetal com esta estrutura.

Na próxima segunda (9), serão iniciadas as podas a partir da primeira divisão do tronco principal para retirada dos galhos, ramos e o peso de sua copa, a fim de evitar algum dano à integridade de pessoas e patrimônios.