4ª Caminhada Vamos Tocar no Assunto

Compartilhar:

‘Vamos tocar no assunto’: Caminhada contra o câncer chama atenção para o diagnóstico precoce da doença

Com o slogan ‘Vamos tocar no assunto’, a quarta edição da caminhada de alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce na luta contra o câncer reuniu pacientes oncológicos, familiares, profissionais de saúde e o público em geral no último sábado, 22 de outubro. A iniciativa une as campanhas Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata.

Todo o percurso, entre a Avenida Feliciano Sodré, seguindo pela Rua Rui Barbosa até a Rua Wancler Fonseca, na Várzea, foi acompanhado pela Guarda Municipal, garantindo a segurança dos participantes e a fluidez do trânsito.

Organizado pela Associação Amigas da Mama de Teresópolis, o evento contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), da Liga de Oncologia Multidisciplinar de Teresópolis Dr. José Falcão, da Associação dos Profissionais das Técnicas Radiológicas do Estado do Rio de Janeiro e do restaurante Recanto dos Pescadores.

Foi uma manhã de atividades, com palestra, oficinas sobre o auto-exame de mama, e na tenda da saúde, aferição de pressão arterial, cálculo do índice de massa corporal e outros serviços. Para relaxar, sessão de zumba e massoterapia.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Sandro Dias, participou da mobilização. “Movimentos como esse não podem ficar só nos meses em que são alerta no mundo inteiro. As pessoas devem procurar o médico e fazer seus exames regulares, pois com o diagnóstico precoce o tratamento é feito e os pacientes podem ter uma vida normal”, alertou.

Organizadora do evento, a fisioterapeuta Gabriella Martuchelli, presidente da Associação Amigas da Mama, comemorou a participação popular. “Pela quarta vez realizamos essa campanha e tivemos mais de 500 pessoas na caminhada, apesar do tempo chuvoso. Fiquei muito feliz”.

O empresário Nilson Neves, do Recanto dos Pescadores, é parceiro desde a primeira edição da caminhada ‘Vamos Tocar no Assunto’. “É muito prazeroso poder contribuir com uma causa tão importante. Vamos deixar o preconceito de lado, principalmente os homens, e fazer os exames que têm que ser feitos”, conclamou o empresário.

A auxiliar de escritório Luciana de Azevedo Rocha Almeida recebeu o diagnóstico em maio de 2015 e logo iniciou o tratamento. Ela participou da caminhada junto com duas irmãs. “O câncer, se tratado, tem cura. Nós temos que confiar no tratamento, nos médicos e, primeiramente, em Deus. Com o diagnóstico precoce, a gente consegue controlar a doença, tratar e evitar o mal maior”, opinou.

Enfermeira formada há 14 anos, Sandra do Nascimento Ferreira Santos também marcou presença no evento. “É importante conscientizar a população para que tenha orientação e, acima de tudo, a prevenção para evitar a doença. Se a gente não se preocupa em se cuidar, como é que nós vamos cuidar de alguém? Todo homem e toda mulher deve ter essa consciência”.

Organizada pela Associação Amigas da Mama, a campanha contra o câncer terá continuidade com o lançamento do livro ‘Vamos tocar no assunto’.  “No final de novembro, início de dezembro, está programado o lançamento do livro. Numa parceria feita com Rosana Moraes e Márcia Chiapeta, nós contamos 21 histórias de mulheres com câncer e a superação de cada uma delas. A verba arrecadada vai ser disponibilizada para a Associação montar um centro de atendimento de pacientes oncológicos”.

Fotos: Marcelo Roza