3º Pedalar CEHPT marca Dia Mundial sem Carro

Compartilhar:

3º Pedalar CEHPT: passeio ciclístico e caminhada marcam o Dia Mundial sem Carro em Teresópolis 

Atividade também integra a Semana de Educação para o Trânsito 

Cerca de 200 alunos e professores do Centro Educacional Helena de Paula Tavares, da rede municipal de ensino, participaram nesta quinta-feira do 3º Pedalar CEHPT. O passeio ciclístico e caminhada celebraram o Dia Mundial sem Carro, comemorado em 22 de setembro.

Aliando preservação ambiental e prática de atividade física, a campanha foi criada na França, em 1997, para incentivar o uso de meios alternativos de transporte. A ação também fez parte da Semana Nacional de Educação para o Trânsito.

Antes de irem para a rua, os estudantes foram orientados a respeitar as regras de trânsito durante o trajeto entre a escola municipal, localizada no bairro Araras, até o lago da Granja Comary. Todo o percurso foi acompanhado por agentes da Guarda Civil Municipal, com apoio de uma ambulância.

De acordo com a diretora Cláudia Ventura, a ação integra o projeto pedagógico ‘CEHPT: Alimento para os inconformados – Para quem quer salvar o Planeta’. Com foco na conscientização pela mudança de comportamento dos alunos em relação à preservação ambiental, a iniciativa mobiliza toda comunidade escolar.

“Pela terceira vez a gente provoca a comunidade escolar com esse movimento de caminhada e de pedalada no Dia Mundial sem Carro, com a proposta de uma atividade física. É mais um movimento pela mudança de atitude pelo bem de toda a sociedade”, avaliou Cláudia.

Aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, Lucas Pereira, que é cadeirante, participou do passeio ciclístico e caminhada 3º Pedalar CEHPT, junto com o professor de música André Felipe, que o acompanha em todas as atividades escolares. A professora de matemática Mônica Sá fez companhia à dupla.

“É a primeira vez que ele está participando e gostou muito. Ele gosta de estar na escola e de prestigiar todos os eventos”, comentou a professora. “É uma inclusão social para Lucas. Ele aprecia bastante essas atividades tratadas na escola”, relatou André.

Estudantes do 7º e 8 anos, as amigas Ana Carolina Ferreira, Bruna Rento, Mayara Oliveira e Nicolle Cristina caminharam juntas. “Não é só de carro ou de moto que a gente precisa, mas também de andar a pé ou de bicicleta. É muito melhor do que poluir a nossa cidade”, concluiu Ana Carolina.

O 3º Pedalar CEHPT foi encerrado às margens do lago da Granja Comary.

Fotos; AscomPMT