Você está visualizando atualmente Teresópolis 130 anos : Recapeamento da Estrada RJ-130 é oficializado pelo Governador Claudio Castro e o Prefeito Vinicius Claussen em ato cívico
Fotos: Bruno Nepomuceno

Município recebe 10 leitos SUS de UTI, terá máquina de cirurgia cardíaca e vascular habilitada, recebe programas de trabalho e renda e de segurança pública e ganha núcleo do Parque Estadual dos Três Picos

Lançada nesta terça-feira, 6 de julho, pelo Governador Cláudio Castro e o Prefeito Vinicius Claussen a pedra fundamental do recapeamento dos 68,73 quilômetros de extensão da Estrada RJ-130/Teresópolis-Friburgo, importante via de escoamento da produção agrícola e do potencial turístico da região. A oficialização da obra aconteceu durante ato cívico pelo 130º aniversário da cidade, em Bonsucesso, no 3º Distrito, e que reuniu moradores, autoridades civis e militares. Ultrapassando R$ 77 milhões de investimentos, a obra inclui recuperação de meio-fio, manutenção e melhorias na rede de drenagem existente e nova sinalização viária horizontal e vertical.

“Teresópolis tem tudo para viver uma era de investimentos que não se via há muito tempo. Os investimentos virão muito por causa dessa parceria do município com o Governo do Estado e da nossa política de democratização dos recursos pelos 92 municípios fluminenses. A nossa economia está em plena recuperação e aproveitamos esse momento para retomar esse círculo virtuoso do desenvolvimento geral”, assinalou o Governador Cláudio Castro, acompanhado pela primeira-dama Analine Castro, parabenizando Teresópolis por seu aniversário.

A abertura de 10 novos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a promessa de habilitação da máquina de hemodinâmica, para cirurgias cardíacas e vasculares, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o lançamento do programa Bairro Seguro, a inauguração da Casa do Trabalhador no bairro de São Pedro e o Núcleo do Parque Estadual dos Três Picos no bairro Vale da Revolta foram outras ações concretizadas no dia do aniversário de Teresópolis.

Anfitrião das comemorações pelo Aniversário da Cidade, o Prefeito Vinicius Claussen destacou a importância do trabalho em parceria com o Governo do Estado em benefício da população. “É um aniversário abençoado, um dia histórico para Teresópolis, com o Governador Cláudio Castro e secretários de estado conosco anunciando vários investimentos. É preciso um gestor que tenha visão e que fortaleça o interior. A força de um governador transforma a realidade, escreve uma nova história. E viva Teresópolis pelos seus 130 anos”, comemorou Vinicius Claussen, junto com a primeira-dama, Paula Schütte Claussen.

Acompanhado pelos 18 vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Vereador Leonardo Vasconcellos, ressaltou o potencial do município. “Receber o Governador aqui, pelas mãos do nosso Prefeito, trazendo um investimento que desde a década de 1990 não acontecia, que é o recapeamento da RJ-130, demonstra que Teresópolis, geograficamente, é a cidade mais alta do Estado do Rio de Janeiro porque tem representatividade. Da nossa terra sai o melhor da produção de folhosas para a mesa de mais de 80% do povo carioca”, apontou.

O Deputado Federal Hugo Leal marcou presença no ato cívico. “Teresópolis faz 130 anos com o anúncio do recapeamento da RJ-130. É uma ação fundamental para Teresópolis e Nova Friburgo, o reconhecimento do Governador Cláudio Castro da importância turística e da produção agrícola dessa região. É uma alegria participar desse momento”, comentou.

O Deputado Estadual André Corrêa também participou do ato cívico. “Parabenizo o Prefeito e o Governador pelas realizações. A recuperação da Estrada Teresópolis-Friburgo tomou rumo, os recursos da privatização da Cedae vão permitir que essa e outras obras aconteçam. Parabéns! Que Deus continue abençoando essa terra querida”, concluiu.

Fotos: Bruno Nepomuceno