2ª Nota Técnica – Sarampo: 10 a 14 de fevereiro de 2020

Compartilhar:

A Secretaria de Saúde de Teresópolis informa que há 32 casos suspeitos de sarampo em investigação pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE). A maioria se refere a pacientes que estiveram em municípios do Estado com histórico de transmissão da doença. Após a visita, esses pacientes retornaram para a cidade com sintomas e sinais da patologia.

Os exames desses pacientes foram coletados e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ). Dos 32 casos suspeitos examinados, 11 tiveram confirmação laboratorial, 7 foram descartados e 21 permanecem em acompanhamento, aguardando resultado laboratorial. Não há, até o momento, nenhum caso considerado grave ou óbito pela doença.

Todas as medidas profiláticas e de orientação quanto à vacinação foram realizadas. Todas as medidas de bloqueio vacinal para a doença têm sido tomadas pela Secretaria de Saúde.

Pode ser considerado caso suspeito de sarampo: pessoa com febre, manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que se espalham para o corpo, acompanhadas de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal; todo indivíduo considerado como caso suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou, ainda, história de contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo no mesmo período.

Nesse período do ano, várias doenças podem ser caracterizadas com a existência de manchas vermelhas, tais como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya). A recomendação é que não haja alarde ou pânico frente a um caso suspeito. A informação é a melhor maneira de responder ao risco de adoecimento.

Portanto, buscar esclarecimento junto às unidades públicas de saúde, manter o cartão de vacinação em dia, tomar medidas de precaução comuns, tais como lavar as mãos ou usar álcool gel, usar máscara de proteção quando houver sintomas de adoecimento, além de evitar espaços confinados, tossir ou espirrar com lenços ou proteção. Essas são medidas eficazes para a prevenção de várias doenças.

As vacinas do Calendário Nacional de Imunizações permanecem disponíveis nas Unidades de Saúde do município. A população deve se dirigir a qualquer das unidades de saúde municipais públicas para obter orientações a respeito do tema e sobre imunização.

A vacina contra sarampo é aplicada de segunda a sexta, de 8h às 16h, em 17 locais, na cidade e no interior: PSFs de Albuquerque, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Granja Florestal, Granja Guarani, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Vargem Grande e Venda Nova; no Centro Materno Infantil, no Centro de Saúde da Várzea, na Unidade de Saúde Santo Antônio/Alto e nas Unidades Básicas de Saúde de Bonsucesso, Vieira e de Água Quente.

Os PSFs de Fonte Santa, Meudon e do Rosário funcionam de segunda a sexta, de 8h às 19h, e aos sábados, de 8h às 17h.

Informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366, bairro Tijuca, ou através do telefone 2742-9883, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.