26º SALÃO NACIONAL DA PRIMAVERA HOMENAGEIA E PREMIA ARTISTAS

Compartilhar:

Exposição com obras de 50 artistas segue até 21 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch

A cerimônia festiva de premiação do 26º Salão Nacional da Primavera lotou o teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, na última sexta (21). Aberta pelo Coral Cantores da Serra, sob regência do maestro Kaleb Pessoa, a mostra reúne cerca de 100 obras de 50 artistas. Desses, 30 foram premiados em várias categorias, nas modalidades amador e profissional.

Realização da Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a exposição pode ser visitada até 21 de novembro.

“Vim conhecer e apoiar o trabalho da Soarte. É uma alegria muito grande ver que um evento como esse chega a sua 26ª edição com os talentos de Teresópolis e de outras cidades. É uma noite de celebração”, enalteceu o Prefeito Vinicius Claussen, que prestigiou o Salão com a família.

Anfitriã do evento, a presidente da Soarte, Helena Amaral, destacou que já é tradição a realização do Salão Nacional da Primavera na Casa de Cultura. “Para o artista, é oportunidade de mostrar seus trabalhos. E aqueles que estão começando têm ideia da dinâmica do Salão, onde as obras são avaliadas e premiadas. É um evento muito aguardado todo ano pelos artistas”, comentou Helena.

“A Soarte tem sede na Casa de Cultura e, nesses anos todos, trabalham juntas valorizando a arte na nossa cidade. São obras belíssimas, difícil avaliar a mais linda. Excelente programa cultural para visitação”, disse a Secretária de Cultura, Cléo Jordão.

O artista plástico Márcio de Paula, que já foi presidente da Soarte, fez parte do corpo de jurados que avaliou as obras expostas para premiação. “A exposição esse ano está muito boa, com trabalhos de alta qualidade de artistas da cidade e de fora. Vale a pena o público conferir”, opinou.

Participando pela primeira vez do Salão, o artista Leonardo Vital, de Teresópolis, foi premiado com Medalha de Ouro na modalidade colagem, com a obra ‘Felicidade’. “Num salão desses tem muitos bons artistas e, por mais que a gente se empenhe, sempre vai encontrar alguém melhor. Foi uma grata surpresa”, Leonardo agradeceu.

O vencedor na categoria Aquisição pela obra ‘Ei, me Observe’, com prêmio em dinheiro, foi Reinaldo Caó, de Cabo Frio. “No ano passado também ganhei esse prêmio. E esse ano, para minha surpresa, fui premiado com essa obra recente de uma paisagem de Vassouras. Esse prêmio entra para minha história, para minha biografia. Há 30 anos não vinha à cidade e Teresópolis está entrando na minha vida. Estou muito feliz!”, comemorou.

Prêmios do 26º Salão Nacional da Primavera

  • Desenho Amador: Cintia Barbosa/Sutileza (Bronze); Claudia Cardoso/Santa Teresa e Rosangela Canto/Casario (Prata); Hebe Cogliatti/Flores e Gladis Reveleau Colibris/É primavera (Ouro).
  • Especial Amador/Técnicamista: Odila Silva/Ametista (Bronze), Rozilene Furtado/Amor Perfeito (Prata); Isabel Louredo/D. Quixote e Sancho Pança (Ouro).
  • Pintura Amadora: Cirley/Elegância das Rosas (Menção honrosa), Anmory/Frustração multiétnica e Ray Rabello/Lembrança de Iraty (Bronze), Soninha/Meu Cantinho (Prata), Fabiane/Café Montresor (Ouro), Marilene Balzi/Galeão dos Mares (Destaque Amador).
  • Desenho Profissional: Clikilson/Sutileza (Ouro); Leo Trigueiro/A Dança (Destaque).
  • Especial/Técnica Mista:Josiane Fonseca/Lhakw e Ganecha e Denny Peixoto/Natureza e Tecnologia (Bronze), Angela Bulgarelli/Teia dos Sonhos (Prata), Leonardo Vital/Felicidade (Ouro).
  • Escultura: Maxuel/Uno (Ouro).
  • Pintura Profissional: Luma/Estrelícia e Eliane Laranjeira/Marinha (Menção Honrosa), J. L. Almeida/Morro de São Conrado (Bronze), Sandra Kuster/Inocência (Prata), Renato Cardoso/Brincando de Rosa (Ouro), Joelma Pinheiro/Semente do Amanhã (Destaque).
  • Prêmio de Aquisição:Reinaldo Caó/Ei! Me observe (R$ 1.680,00).
  • Homenagem Especial: Francisco Citadino (20 anos da Soarte), Neuza Vasconcellos (30 anos da Soarte). 

26º Salão Nacional da Primavera

Já tradicional, a exposição coletiva vem se consolidando como importante mostra de artes visuais na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Reúne um grupo variado de artistas, com grande variedade estética, além de qualidade técnica e artística. 

Serviço:

26º Salão Nacional da Primavera
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Dia: Até 21 de novembro
Horário: das 10h às 17h (todos os dias) 

Fotos: Lipe Nascimento