1º de maio: Trabalhador de Teresópolis comemora data com evento na Praça Olímpica

Compartilhar:

Na comemoração pelo Dia do Trabalhador, nesta quarta (1º de maio), na Praça Olímpica, na Várzea, a Prefeitura prestou uma série de serviços ao cidadão. Teve cadastro para programas sociais do governo federal, orientação e mentoria para pequenos negócios e cadastro de currículos no Sine. Por meio de uma parceria com o SESC, as famílias também puderam aproveitar o feriado para se divertir com brincadeiras para a criançada, contação de histórias, oficinas de artesanato, dança, apresentações circenses e shows com Moysés Marques e Hugo Rocha.

O secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinicius Oberg, fez um balanço do evento. “A orientação que o prefeito passou pra gente é que buscássemos uma comemoração voltada para a parte de serviços, para a inclusão do candidato no mercado de trabalho. Então, fizemos hoje 70 cadastros de intermediação de mão de obra e 25 recebimentos de currículos, que vamos buscar inserir no mercado de trabalho. Além disso, a gente vai emitir 40 carteiras de trabalho que foram agendadas hoje aqui na praça”, ressaltou Oberg.

Vinicius pontuou a importância das parcerias com o SESC, para a promoção de atividades de lazer na praça durante todo o dia, e com a Fundação Leão XIII, que realizou 30 atendimentos, sendo 18 encaminhados para a rede de Assistência Social e 12 para a emissão da 2ª via de carteiras de identidade com isenção do pagamento do Duda.

A psicóloga Luciana Ribeiro cadastrou o currículo em busca de uma vaga. “Eu vim cadastrar meu currículo e recebi uma ótima notícia. Fiquei sabendo que possivelmente tem uma vaga para a minha área de formação, que é Psicologia. Estou muito feliz e com esperança de que tudo dê certo”, comemorou.

Empreendedora, Nádia De Vega aproveitou o evento para se informar e se divertir com a família. “Eu vim buscar orientação sobre microempresa e consegui o agendamento para esta quinta mesmo na Secretaria de Trabalho. E também curti a programação com a minha filha e netas”, comentou a empreendedora.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também participou da programação, com orientações ao público sobre programas sociais e cadastro no NIS (Número de Inscrição Social). Com ele, o cidadão pode ter direito a diversos benefícios, de acordo com análise e critérios de cada programa, como isenção de taxa de inscrição em concursos públicos, descontos em passagens interestaduais, inclusão no ‘Bolsa Família, entre outros. As secretarias de Saúde e de Segurança Pública/Guarda Municipal deram suporte ao evento.

Foto: Sidney Pontes