16 DIAS DE ATIVISMO: PALESTRA DÁ DICAS DE FINANÇAS PARA MULHERES

Compartilhar:

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres vai até 10/12 com palestras e rodas de conversa

Na noite desta quarta-feira (28), uma das principais palestras da campanha ’16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’, aconteceu no CEAC (Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa), na Várzea. Abordando assuntos importantes para a independência feminina, a palestra ‘Inteligência Financeira para Mulheres’, foi ministrada pelo máster coach Tenente Barros, do 30° Batalhão da Polícia Militar, que falou sobre causas e consequências de dívidas, prosperidade, investimentos, realização de metas e sonhos.

Desde segunda-feira (26) a Secretaria dos Direitos da Mulher em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, vem desenvolvendo uma programação extensa de palestras e rodas de conversa abordando temas sobre empoderamento feminino. O movimento vai até o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

“Sentimos grande dificuldade de algumas mulheres saírem do ciclo de violência doméstica e uma das questões mais evidentes é a financeira. Por isso pensamos em abordar um assunto importante para qualquer pessoa e como hoje a mulher é uma das principais provedoras do lar e em alguns casos, a única, escolhemos um especialista no assunto para nos dar dicas de como gastar de forma inteligente”, disse a secretária municipal dos Direitos da Mulher, Patrícia falcão.

De acordo com o palestrante, o objetivo é ajudar a desenvolver a autonomia da mulher. “Procuro alinhar o conhecimento da segurança pública com o de finanças para promover autonomia sustentável à mulher, a fim de que ela possa sair dessa situação de vítima e passar a ter autonomia sobre si mesma. A questão econômica quase sempre é um fator limitante para a mulher que busca se libertar de uma relação abusiva”, relatou o palestrante.

Integrante do POT (Programa Operação Trabalho) da Prefeitura, Maria Luciane participou da palestra e disse o que aprendeu. “Aprendi que devemos perseverar, acreditar nos nossos sonhos, ter metas, economizar e não sair gastando a toa sem pensar”, concluiu.

Até o dia 10, palestras e roda de conversa acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto, Barroso, Fazenda Ermitage, Fischer e Meudon, e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Assuntos relacionados à campanha serão proferidos pela advogada Marlene Scofield e pela psicóloga Letícia Selva, do Centro de Referência de Atendimento a Mulher/Secretaria dos Direitos da Mulher, e pelas assistentes sociais Flavia Albuquerque e Tania Luna, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

No próximo dia 5, o destaque será a palestra ‘Mulher em Ação’, que acontece às 18h, no Salão Nobre da Casa de Portugal, na Várzea. O tema será abordado por Michelle Fonte, máster coach Integral Sistêmico,thetahealer, empresária e palestrante.

Texto: Gisele Barreto
Fotos: Jorge Maravilha