​​Prefeito Márcio Catão acompanha situação do Município no Centro de Comando da Defesa Civil

Compartilhar:

Nesta segunda-feira, dia 18, o prefeito Márcio Catão estará no Centro de Comando e Controle da Defesa Civil, na Ermitage, acompanhando a situação de Teresópolis após as chuvas que vêm atingindo a região nos últimos dias. Desde as primeiras horas deste sábado, 16, Catão vem percorrendo a cidade e o interior do Município, coordenando as ações das equipes da Prefeitura no atendimento à população.

“Apesar do volume de chuva e de várias ocorrências registradas, as equipes da Defesa Civil e de várias secretarias envolvidas conseguiram dar pronto atendimento à população. A situação no momento é mais calma, mas todos os secretários e suas equipes estão de sobreaviso para entrarem em ação, caso haja necessidade”, pontua o prefeito.

Catão lembra que informações relacionadas à chuva podem ser acompanhadas em tempo real pelo aplicativo AlertasDCT, lançado em novembro de 2015 pela Secretaria Municipal de Defesa Civil.

Por meio do AlertasDCT é possível acompanhar, através de smartphone, a previsão do tempo, avisos e alertas especiais, bem como os pluviômetros de sua região e o radar meteorológico. A proposta é manter a população atualizada, com informações oficiais.

Nos aparelhos que utilizam as plataformas Android é necessário que o usuário vá até a guia ‘Configurações’ e, em ‘Segurança’, marcar a opção ‘Fontes Desconhecidas’.  Para acessar o aplicativo, basta clicar no link http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/alertasdct e seguir o passo-a-passo indicado no smartphone.

Além disso, a partir da próxima semana, o aplicativo estará disponível para download no Google Play. De acordo com balanço da Defesa Civil Municipal, até o momento 3.280 pessoas baixaram o aplicativo, que já teve 5.785 acessos. O órgão ressalta que no aplicativo há o link ‘Você Informa’, no qual os usuários podem enviar informações sobre ocorrências em seus bairros.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil dá continuidade às vistorias técnicas e avaliações de risco por conta das últimas chuvas. O trabalho é auxiliado por dois técnicos do DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro). 

Equipes da Prefeitura continuam percorrendo as áreas afetadas para levantamento de danos e prejuízos e avaliando a situação de Teresópolis, que permanece em estado de alerta.

Todas as ações de vistoria e avaliação de risco cabem à Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone de emergência 199. Já o socorro fica por conta do Corpo de Bombeiros, cujo contato é feito pelo telefone de plantão 193.